O QUE É GNOSTICISMO?

2.-Face-6

Home | Um Milagre Para Cada Día | Milagres | O QUE É GNOSTICISMO?

Como expliquei ontem, o gnosticismo é um sistema de crenças que surgiu nos primeiros séculos da era cristã. Os gnósticos acreditavam que possuíam um conhecimento especial (a palavra “gnosis” significa conhecimento em grego) que os colocava acima dos demais. 

Suas crenças são diversas, mas algumas características principais incluem: 

  • O Dualismo – Os gnósticos acreditavam em um dualismo radical, com o mundo material sendo considerado inerentemente mau, enquanto o mundo espiritual era considerado bom. 
  • A Salvação pelo Conhecimento – Eles ensinavam que a salvação não vinha pela fé em Jesus Cristo, mas sim, pelo conhecimento secreto ou revelação pessoal. Para eles, o conhecimento transcendente era o caminho para a redenção. A Bíblia é clara sobre o assunto, somos salvos unicamente pela fé em Jesus e sua maravilhosa graça. Veja o que Paulo diz aos Efésios: “Pois é pela graça que vocês são salvos, mediante a fé em Cristo. Isso não vem de vocês mesmos; é uma dádiva de Deus. A salvação não é uma recompensa pelo bem que fizemos, portanto nenhum de nós tem mérito nisso. Foi o próprio Deus quem fez de nós o que somos e nos deu uma vida nova da parte de Cristo Jesus para que realizássemos as boas obras que ele planejou para nós há muito tempo atrás.” (Efésios 2:8-10). 
  • Uma forte rejeição às Escrituras e Autoridade da Igreja – Os gnósticos muitas vezes rejeitavam as Escrituras cristãs e a autoridade da igreja em favor de seus próprios ensinamentos e escritos, que alegavam conter a verdade oculta. 

A Bíblia é a palavra de Deus, o livro inspirado pelo Espírito Santo e incrivelmente atual. 

Saiba que toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça. (2 Timóteo 3:16)

Quanto mais você lê a Bíblia e mais a coloca em prática, mais vida em Cristo terá, pois a Palavra tem poder para transformar todo o seu ser, ela corrige alma, corpo e espírito! 

Seja grandemente abençoado(a)! 

Obrigado por existir!

Elias dos Reis Silva

 Inscreva-se e eu estarei sempre disposto a enviar um abençoado e-mail chamado “Um Milagre para Cada Dia”, todas as manhãs” Deus abençoe você!



*Se inscrevendo, você estará concordando com a Política de Privacidade, termos & condições do Jesus.net.

Deixe um comentário